Universidade Feevale realizará o VI Enalli

Entre os dias 4 e 6 de maio, a Universidade Feevale promoverá o VI Encontro Nacional de Língua e Literatura (Enalli). Desenvolvido para receber professores da rede pública e privada de ensino, cursos livres de idiomas, estudantes de Letras e áreas afins, o evento pretende ser um espaço multiplicador do conhecimento produzido na universidade com os pesquisadores, professores, mestrandos e graduandos. As atividades acontecerão no auditório do prédio Azul, Câmpus II (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo) da Instituição, na quinta-feira (04/05) das 15h às 22h, na sexta-feira (05/05) das 14h às 22h e, no sábado (06/05), das 8h às 13h.  As inscrições serão abertas em breve.

Ministrantes:

Luiz Carlos Travaglia - Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor associado do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Vilson Leffa - Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade do Texas, foi presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB). Atuou como coordenador da área de Artes e Letras na FAPERGS, foi avaliador do Plano Nacional do Livro Didático em língua estrangeira, coordenador do grupo de trabalho de Linguística Aplicada da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (Anpoll). Criou o Periódico Linguagem e Ensino, foi durante muitos anos seu editor científico. É professor da Universidade Católica de Pelotas

Rosangela Gabriel - graduada em Letras pela Fundação Alto Taquari de Ensino Superior, mestre em Letras, com área de concentração em Linguística e doutora em Letras/Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), realizou doutorado-sanduíche no Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Foi pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), foi, também, coordenadora do grupo de trabalho Linguística e Cognição da Anpoll. Professora e pesquisadora do curso de graduação em Letras, do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), na área de concentração Leitura e Cognição, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)

Programação:

Quinta-feira

- 15h às 17h -  Credenciamento

- 17h30min às 19h: Filme

- 19h30min às 22h: Palestra: Alfabetização, letramento e conhecimento linguístico, com Luis Carlos Travaglia

Sexta-feira

- 14h às 18h – Sessões de Comunicação

Áreas de interesse:

- Aquisição de L1

- Aquisição de L2

- Variação Linguística

- Ensino de literatura e linguagens

- Letramento

- Formação de professores

- Novas tecnologias e ensino de literatura e linguagens

- 19h30min às 22h: Palestra Quem sou eu quando ensino: o professor e sua identidade, com Vilson Leffa

Sábado

- 8h -  Relato de experiências

- 10h – Palestra Letramento, alfabetização e literacia: um olhar a partir da ciência da leitura, com Rosangela Gabriel

 

Outras informações, como investimento, por exemplo, podem ser obtidas pelo telefone (51) 3586-8822 ou pelo site www.feevale.br/cursoseeventos.

Compartilhe isso: