5 Dicas para ser Saudável
1. Ter uma boa alimentação:
É fundamental cuidar o que você come e pensar duas vezes antes de comer algo muito pesado, gorduroso ou que possa ti fazer mal.
Três dicas importantes:
· Você pode trocar os alimentos pela versão integral: o pão, o macarrão e o arroz podem ser integrais. Não precisa parar de comer suas massas e grãos favoritos: é só trocar por suas versões ricas em fibras
· Corte os doces, refrigerantes e coisas cheias de gordura: tente, pelo menos, cortar as guloseimas durante a semana! Mas não exagere nos finais de semana, é tudo com moderação.
· Coma comida de verdade: diminua sua ingestão de produtos industrializados ao mínimo. Eles são ricos em sódio, gorduras trans e outras coisas que não fazem nada bem ao nosso corpo. Crie o hábito de comer coisas naturais e orgânicas, como frutas, verduras, legumes e grãos: seu corpo agradece!
2. Não deixe a atividade física para trás:
Se você não gosta de ficar na academia puxando ferro, existem alternativas para fazer da prática física mais prazerosa! Futebol, vôlei, caminhar, luta, ciclismo, natação, pilates, yoga, dança - todas essas atividades trazem benefícios a sua saúde e podem se tornar seu novo hobby!
3. Tenha uma boa higiene:
Segundo uma agência do Ministério da Saúde do Brasil, lavar as mãos é “a melhor maneira de prevenir o desenvolvimento de infecções”. Esfregar o nariz ou os olhos com as mãos contaminadas por germes é uma das formas mais fáceis de pegar um resfriado ou uma gripe. Por isso, a melhor defesa é lavar as mãos regularmente.
4. Durma o suficiente:
A quantidade de sono necessária varia de pessoa para pessoa. Recém-nascidos: entre 16 e 18 horas por dia.
Crianças de 1 a 3 anos: cerca de 14 horas.
Crianças de 3 a 4 anos: 11 ou 12 horas.
Crianças em idade escolar: pelo menos 10 horas.
Adolescentes: 9 ou 10 horas.
Adultos: 7 a 8 horas.
Segundo especialistas, dormir o suficiente é importante para coisas como crescimento, desenvolvimento, aprendizado e a retenção de novas informações.
Não dormir o suficiente está relacionado à obesidade, depressão, doenças cardíacas e diabetes.
5. Mantenha a motivação em alta!
É o que dizem: "mente sã, corpo são". Se sua cabeça não estiver no lugar certo, seu corpo não vai a lugar algum! Encontre o seu jeito de se manter motivado:
Humor em alta: rir é sempre o melhor remédio. Ria dos próprios erros, isso vai ajudar a relaxar e, consequentemente, vai favorecer a saúde.
Bons relacionamentos: cultivar boas relações na família e no trabalho é fundamental para ter saúde. Evite conflitos, expresse o que sente e pense sempre que possível.
Prazer no que faz: a realização profissional é muito importante para a saúde. Porém, chegar a função desejada às vezes leva tempo. Ainda assim, durante o caminho aos seus objetivos, obtenha satisfação no que faz.
Manter essas dicas não é fácil, mas tente ao máximo, pois o resultado disso é uma dupla infalível: saúde + felicidade.