Links:

Cadernos

Outubro 2016 Outubro 2016

 

O uso do jornal nas escolas tem indicado um novo modo de pensar a educação. Com conteúdos atuais, o impresso leva o mundo para a sala de aula e desperta o interesse pela leitura e pela informação. Com o caderno Jornal na Sala de Aula, a ideia é divulgar práticas inspiradoras desenvolvidas nas escolas da região e incentivar a reflexão da comunidade escolar para temas do universo da Educação. O suplemento encartado, mensalmente, nos jornais NH, VS e Diário de Canoas, é um espaço aberto à participação escolar.

Veja como participar:

Professores, alunos e escolas também podem participar do caderno Jornal na Sala de Aula. Basta enviar fotos, sugestões de matérias, desenhos, trabalhos escolares à equipe do Jornal na Sala de Aula. Confiram, abaixo, as principais editorias do suplemento:

Ponto de Vista - Espaço para divulgar artigos de opinão sobre temas relacionados ao universo da Educação. Para participar, professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escola podem enviar um texto com até 1,5 mil caracteres.

Arte na Escola - Desenhos, quadrinhos, pinturas, charges, dobraduras e colagens podem ganhar espaço no Arte na Escola. É só registrar e enviar para o e-mail do programa.

Especial (capa) - A matéria especial traz sempre um tema atual e geral, com a ideia de contribuir para ampliar o debate nas salas de aula. Já falamos sobre Como é feito o jornal, Rio+20, Nova Ortografia, Eleições e Violência nas escolas, entre outros. Se você tem uma sugestão de tema, não deixe de nos enviar.

De Classe em Classe - Se a sua escola desenvolveu um trabalho criativo por meio da leitura do jornal e da sua aplicação em diferentes disciplinas, envie um resumo do objetivo do trabalho e os dados de contato da sua escola. Quem sabe a sua escola pode ser destaque na próxima edição.

De Olho na Notícia - Algumas notícias foram motivo de reflexão e debate na sua turma? Queremos saber a opinião dos alunos sobre o que eles leem no jornal. Envie os comentários para a coluna De Olho na Notícia. Os textos devem ter de 500 a mil caracteres, o nome do aluno e o ano.

Vitrine da Leitura - Que tal dividir aquela história sensacional do livro que leu com outras crianças? No Vitrine da Leitura, a garotada é convidada a fazer um breve relato sobre a leitura do momento e dar sua opinião sobre a história. O texto deve ter em média 600 caracteres. A dica de leitura vai acompanhada da foto do aluno. A foto deve estar em alta resolução.

Meus Porquês -  Você tem alguma curiosidade sobre o mundo do jornalismo? Leu algum assunto na reportagem e quer saber mais? Aqui a ideia é tirar todas as dúvidas da garotada. Convide um aluno para participar e envie a pergunta.

Pelas Escolas - Projetos educativos desenvolvidos na escola, com foco social, cultural ou ambiental terão espaço na contracapa do caderno no Pelas Escolas. A ideia é destacar ações que fazem a diferença em sua comunidade escolar.

Se você quer contribuir com alguma sugestão para o caderno do Jornal na Sala de Aula, enviei um e-mail para: jornalnasaladeaula@gruposinos.com.br. Aproveite esse espaço e participe!

 

Compartilhe isso:
TOPO