Jornal incentiva aprendizado

Escola Dr. Carlos Nelz utilizam pequenos recortes de jornais em jogos educativos.

Através das edições do Jornal de Gramado, os alunos do 8º ano da Escola Dr. Carlos Nelz - Caic, de Gramado, estão envolvidos com diversas atividades diferentes em sala de aula. Com o intuito de estimular o hábito da leitura nos jovens, a professora de português, Marivani Andrade, desenvolve os trabalhos escolares baseados nas reportagens publicadas no JG. "É uma alegria quando o jornal chega. Os alunos lêem as notícias, comentam sobre elas e depois fazem uma atividade, geralmente em equipe. Fazem três semanas que estamos trabalhando com esse material e já dá pra notar a melhora nos textos", comenta Marivani.

 

Hora da Leitura

Incentivar a leitura, reflete também na escrita do aluno. Com este objetivo, a escola Caic possui um horário específico para a "Hora da Leitura" através de livros, revistas e, às terças-feiras, do Jornal de Gramado. São 15 minutos reservados todos os dias para esta prática, em todas as turmas, sempre após o intervalo.

 

Ensino através de jogos

Nos trabalhos das aulas de português, ler o conteúdo do jornal não é suficiente. Os estudantes precisam também ter senso crítico sobre as notícias e interpretá-las, para que assim possam dar contiinuidade às atividades.

 

Compartilhe isso: