Escola de Novo Hamburgo recebe prêmio na III FEMICTEC

Através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Antônio Bemfica Filho, de Novo Hamburgo, desenvolveram com as turmas do 1º, 2º e 3º ano um projeto sobre a água.

“Com as reportagens no Jornal NH sobre a falta de água, aumento de valores nas contas e os alertas com a dengue em nosso município, se fez necessário trabalhar com o tema.” – relata a professora Andria Tainá Bertuzzi de Oliveira.

O projeto seguiu uma linha de evolução de acordo com a turma. O 1º ano, guiado pela educadora Cristiane, ficou responsável por introduzir o assunto. Os alunos iniciaram uma pesquisa de lendas e histórias sobre o surgimento da água, trabalhando a imaginação.

O 2º ano da professora Andria, se encarregou de aprofundar o tema. Os estudantes pesquisaram sobre os cuidados com a água, a importância de não deixar água parada em pneus, garrafas...  Para que não haja foco do mosquito da dengue.

A última etapa do processo de pesquisa foi realizada pelos 3ºs anos das tutoras Carla e Virginia. Responsáveis por consolidar o assunto, procuraram informações sobre todo o processo de tratamento e distribuição da água até as residências. A turma da professora Carla focou na poluição, encanamentos e desperdícios, enquanto a turma da professora Virginia, estudou a fauna do Rio dos Sinos, descobrindo os animais que ali habitam.

Com este trabalho em conjunto, o Bloco Pedagógico da Bemfica participou da III FEMICTEC (Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica). A escola ganhou o Prêmio Comusa, garantindo participação na Mostratec Jr. 2015.

Compartilhe isso: