EMEF Adriano Dias incentiva a leitura e análise

Professora desenvolve projeto utilizando o Jornal NH em sala de aula

Os alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Adriano Dias, de Campo Bom, desenvolveram um trabalho, ao longo desse ano, que consiste no registro diário da previsão do tempo. O intuito da professora é que os alunos explorem as características do clima de cidade.

Orientados pela tutora Joicelane Metzdorf, os estudantes utilizaram o Jornal NH para conferir se a previsão impressa no jornal correspondia com as condições reais do dia. Através desses dados coletados entre fevereiro e agosto, os alunos montaram gráficos e tabelas sobre o tempo no início da manhã.

Além disso, a professora promoveu debates sobre o mau uso dos recursos naturais e seu impacto no meio ambiente utilizando as charges dos jornais. As imagens serviram de inspiração para que os alunos criassem as suas, embasados no tema “O tempo e sua influência no meio ambiente”.

Foram trabalhados também, textos de conscientização e preservação do meio ambiente. Um deles é “O canto do Conto” da repórter Karina Sgarbi, publicado em setembro de 2014, no Jornal NH. O texto foi usado para a realização de desenhos representativos da história em 22 cenas, para a montagem de uma televisão pedagógica e confeccionados móbiles de peixes de garrafa pet, simbolizando o personagem, sendo estes expostos no teto da sala de aula.

O projeto tem sido aplicado pela professora há cinco anos. O objetivo é comparar anualmente a mudança que ocorre no clima de Campo Bom, fazendo com que os alunos observem as alterações da urbanização da cidade, desmatamentos e poluições.

Compartilhe isso: